Ultimas

7 de agosto de 2014

Folha Carioca: No caminho das águas

Lumiar mudou bastante nos últimos 20 anos, mas não perdeu as suas características de vilarejo do interior.

Texto: Juliana Marques
Fotos: Arthur Moura e Bruno Dias
sao-pedro-abertura

Flora e chef Helton Souza, da Oficina da Gastronomia
Flora e chef Helton Souza, da Oficina da Gastronomia
Assim é Lumiar: cinema, teatro, comércio variado, opções de lazer com boa infraestrutura, como o Poço Feio, e culinária vasta e especializada, sempre destacada no Festival da Truta, concurso que envolve restaurantes e pousadas de Nova Friburgo e seus distritos (oitava edição em outubro). “Participo há cinco anos, dois por uma pousada e três pela Oficina da Gastronomia, e criei um prato diferente em todas as ocasiões”, disse o chef Helton Souza Almeida, dono do restaurante. Além do peixe da região, ele também oferece diversos pratos com camarão, uma de suas especialidades. A carta de cervejas especiais e artesanais mostra boas sugestões para acompanhar a refeição.

Levi e sua cerveja, a Onurb
Levi e sua cerveja, a Onurb
E sabe o sabor daquela cerveja ainda preparada na panela, com toda técnica, amor e requinte de um bom cervejeiro, que você nunca bebeu ou já o fez e tem saudades? Este está na Onurb, cujo nome é Bruno ao contrário em homenagem ao filho do senhor Levi, dono do Armazém da Serra, no Casarão de Lumiar. “Fiz porque gosto de cerveja e acho interessante ter a própria. Já produzo há dois anos, mas comecei a comercializar faz uns três meses”; certamente um feito histórico para a felicidade dos bons bebedores! No cardápio, carnes, salmão, petiscos e a prata da casa: truta ao molho de camarão ou com gorgonzola, as preferidas dos clientes.

A diferença está aqui
Abrir um restaurante é projeto que demanda pesquisa, cuidados e planejamento; foi assim que O Sótão nasceu. Depois de seis meses de avaliações, Phillipe conseguiu encontrar a essência ideal para seu estabelecimento, cuja chef é dona Diná, sua mãe: “Sou arquiteta e sempre gostei de criar e inventar. Na cozinha é a mesma coisa; não sigo receita, sigo a minha inspiração”. Carnes de caças, burgers destas iguarias, salmão, tudo em um ambiente preparado para sentir-se em casa, no 1º andar do Casarão.

Folha-Carioca-35
Restaurante O Sótão
Em frente à praça Carlos Maria Marchon, as boas energias estão no Canto Místico. Há sete anos, a artesã Luiza Baptista, que antes trabalhava nas feiras de Ipanema e Tijuca, abriu um espaço especial com peças decorativas com significados espiritualistas de diferentes países, artesanatos de profissionais da região, e roupas estampadas para todas as religiões. Ao lado, o Canto Místico Gourmet, um charmoso anexo onde são servidas delícias preparadas com amor e satisfação. Quem também faz a diferença é Irene Klein, de família pioneira em hospedagem na região. A pousada Klein, próxima ao centro de Lumiar, oferece boas acomodações para solteiros, casais e famílias de até cinco pessoas confortavelmente. No café da manhã, pães, bolos, frutas e um delicioso aipim cozido.

Um paraíso natural
Restaurante Casa Velha
Restaurante Casa Velha
Parte da APA de Macaé de Cima, uma grande área de preservação da Mata Atlântica, a região é um convite para a vida ao ar livre e a prática de esportes de aventura para todos os níveis, de trilhas leves, a escaladas e canoagem. O Rio Macaé é responsável pela formação de grande parte das cachoeiras conhecidas da região com destaque para o Encontro dos Rios, onde o Macaé recebe as águas do rio bonito. Nanda Bessa, cantora e compositora, moradora de Santa Teresa, frequenta o distrito há 25 anos e declara: “Gosto da culinária daqui, das trutas com molhos de amêndoas. E o que mais gosto é essa natureza; é realmente o que busco”. O restaurante Casa Velha aproveitou um pouquinho de tudo isso e se instalou em uma agradável área verde, onde é possível provar, entre outros pratos, a deliciosa feijoada às sextas e aos fins de semana servida em um buffet self service.

A gastronomia, o ar puro, frio, o céu estrelado como se estivéssemos em uma viagem ao espaço, as casas de campo, a vida simples de pessoas adoravelmente simples, empreendedoras, comprometidas e lutadoras, assim é a serra. Separe suas roupas de inverno, faça as malas e presenteie-se com essas maravilhas do nosso estado. 

Fonte: Folha Carioca

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Barato Cultural
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates