Márcio Madeira
O aeroporto de Nova Friburgo ganhou contornos muito mais concretos
na tarde de terça-feira, 29, após a aprovação do terreno por parte da
empresa IQS Engenharia, responsável pela prospecção dos sítios dentro do
Programa Nacional de Aeroportos Regionais, administrado pelo Banco do
Brasil.
Na prática, o parecer positivo significa que a cidade já foi
incluída no programa, em consonância com estudo anterior realizado pela
Secretaria Nacional da Aviação Civil que apontava Nova Friburgo como
local estratégico e de alta demanda de um aeródromo, considerando que
tanto a Região Serrana quanto o Centro-Norte fluminense não possuem
nenhuma base aérea próxima. Todavia, é importante destacar que o
relatório técnico ainda precisa ser apresentado à Secretaria, e que um
estudo de viabilidade econômica também deve ser elaborado e aprovado
antes que o projeto possa sair do papel.
"Há praticamente dois anos, diversas Secretarias vêm trabalhando em
silêncio para providenciar todas as demandas exigidas pelo programa”,
explica Alexandre Meinhardt, presidente da Fundação Dom João VI, que vem
acompanhando o processo desde as primeiras reuniões. "Nós não temos
feito publicidade a respeito dos procedimentos para não criamos
expectativas excessivas. Mesmo agora, ainda restam alguns procedimentos
que precisam ser adotados antes que a construção do aeroporto possa ser
confirmada. Ainda assim, a aprovação técnica é, sim, um indício muito
importante, da mesma forma como a boa vontade que vem sendo
consistentemente demonstrada por parte da Secretaria Nacional da Aviação
Civil e do ministro Moreira Franco.”
A localização eventual do aeródromo é outro ponto positivo. Em
virtude da topografia acidentada que marca a região, poucas localidades
chegaram a ser efetivamente consideradas. Por sorte, a melhor delas, em
Conquista, coincide com a região na qual estão sendo levados adiante
projetos como o Centro de Convenções e o Condomínio Industrial. Além
disso, a localização torna o aeroporto atraente também para Teresópolis,
sem deixar de atender os municípios da zona de influência friburguense.
Ao todo, a região atingida comporta população superior a 500 mil
habitantes, conforme dados do IBGE.
Por fim cabe salientar que todos os recursos destinados ao programa
de incentivo à aviação regional são federais e não podem ser aplicados
em iniciativas de natureza diversa. "É sempre importante lembrar que
essa verba é ‘carimbada’. Ou seja, não pode ser empregada de outra
forma. Ou nós lutamos para aproveitar essa oportunidade ou esse dinheiro
será investido em outro lugar”, esclarece Meinhardt. "O programa
federal representa uma oportunidade de desenvolvimento para toda a
região e estamos lutando muito, de maneira silenciosa, para cumprir
todas as exigências e assegurar a construção do aeroporto regional em
Nova Friburgo”.
A expectativa, ainda informal e carente de confirmação, é de que a
pista do aeroporto alcance 1600 metros de extensão — superior à
principal pista do aeroporto Santos Dumont, por exemplo — e permita o
fluxo de aeronaves de médio porte, com capacidade para transportar até
140 passageiros.
Fonte: A Voz da Serra
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