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31 de julho de 2014

A Voz da Serra: Aeroporto de Nova Friburgo: terreno é aprovado em vistoria técnica

 
Márcio Madeira

O aeroporto de Nova Friburgo ganhou contornos muito mais concretos na tarde de terça-feira, 29, após a aprovação do terreno por parte da empresa IQS Engenharia, responsável pela prospecção dos sítios dentro do Programa Nacional de Aeroportos Regionais, administrado pelo Banco do Brasil.

Na prática, o parecer positivo significa que a cidade já foi incluída no programa, em consonância com estudo anterior realizado pela Secretaria Nacional da Aviação Civil que apontava Nova Friburgo como local estratégico e de alta demanda de um aeródromo, considerando que tanto a Região Serrana quanto o Centro-Norte fluminense não possuem nenhuma base aérea próxima. Todavia, é importante destacar que o relatório técnico ainda precisa ser apresentado à Secretaria, e que um estudo de viabilidade econômica também deve ser elaborado e aprovado antes que o projeto possa sair do papel.

"Há praticamente dois anos, diversas Secretarias vêm trabalhando em silêncio para providenciar todas as demandas exigidas pelo programa”, explica Alexandre Meinhardt, presidente da Fundação Dom João VI, que vem acompanhando o processo desde as primeiras reuniões. "Nós não temos feito publicidade a respeito dos procedimentos para não criamos expectativas excessivas. Mesmo agora, ainda restam alguns procedimentos que precisam ser adotados antes que a construção do aeroporto possa ser confirmada. Ainda assim, a aprovação técnica é, sim, um indício muito importante, da mesma forma como a boa vontade que vem sendo consistentemente demonstrada por parte da Secretaria Nacional da Aviação Civil e do ministro Moreira Franco.”

A localização eventual do aeródromo é outro ponto positivo. Em virtude da topografia acidentada que marca a região, poucas localidades chegaram a ser efetivamente consideradas. Por sorte, a melhor delas, em Conquista, coincide com a região na qual estão sendo levados adiante projetos como o Centro de Convenções e o Condomínio Industrial. Além disso, a localização torna o aeroporto atraente também para Teresópolis, sem deixar de atender os municípios da zona de influência friburguense. Ao todo, a região atingida comporta população superior a 500 mil habitantes, conforme dados do IBGE.

Por fim cabe salientar que todos os recursos destinados ao programa de incentivo à aviação regional são federais e não podem ser aplicados em iniciativas de natureza diversa. "É sempre importante lembrar que essa verba é ‘carimbada’. Ou seja, não pode ser empregada de outra forma. Ou nós lutamos para aproveitar essa oportunidade ou esse dinheiro será investido em outro lugar”, esclarece Meinhardt. "O programa federal representa uma oportunidade de desenvolvimento para toda a região e estamos lutando muito, de maneira silenciosa, para cumprir todas as exigências e assegurar a construção do aeroporto regional em Nova Friburgo”.

A expectativa, ainda informal e carente de confirmação, é de que a pista do aeroporto alcance 1600 metros de extensão — superior à principal pista do aeroporto Santos Dumont, por exemplo — e permita o fluxo de aeronaves de médio porte, com capacidade para transportar até 140 passageiros.
 

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