Ultimas

13 de agosto de 2014

A Voz da Serra: Cerejeiras enchem de cor e charme trecho no início da Via Expressa


Fotos: Lúcio Cesar Pereira
O Hanami, tradicional festa em homenagem à floração das cerejeiras, foi realizado no final de junho em Nova Friburgo, mas a espécie continua embelezando vários pontos da cidade. No início da Via Expressa, a florada da árvore vem encantando moradores e turistas que por ali circulam nos fins de semana. As delicadas flores cor-de-rosa estão enchendo de colorido e charme o trecho, que se destaca aos olhos dos passantes pelo exuberante visual.

Espécie típica da estação mais fria do ano, a cerejeira floresce apenas uma vez ao ano, quando há uma elevação da temperatura após a passagem de uma onda de frio intenso. A floração costuma durar cerca de duas semanas e, apesar de sua efemeridade, já é uma marca que embeleza a paisagem friburguense nos meses mais frios do ano. A espécie também é um dos principais símbolos da participação da colônia japonesa no desenvolvimento do município.

Originária da Ásia, cerejeira é o nome dado a diversas espécies de árvore que produzem frutas ou madeira nobre. Cercada por simbolismos, na cultura japonesa é chamada de Sakura e era associada ao samurai, que tinha vida tão efêmera quanto a da flor. Seu fruto pode ser relacionado à pureza e castidade, quando ainda na árvore, ou à luxúria e ao erotismo, quando arrancado do pé e degustado. Na Índia, a flor é considerada sagrada. Reza a lenda que nas casas onde cresce a cerejeira, nunca nada há de faltar.

Floração da árvore vem encantando moradores e turistas que circulam no local

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Barato Cultural
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates