Ultimas

12 de agosto de 2014

Revista Êxito Rio: Unidade de Saúde da Família de Lumiar amplia atendimento à comunidade


A medida do governo municipal de trazer os médicos cubanos para Nova Friburgo dá indícios, a cada dia, de que a época das filas nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades de Saúde da Família está sendo superada. 

Dilva Alzira Guimarães Pinto, nascida e criada em Lumiar, chegou à Unidade de Saúde da Família de Lumiar na manhã de quinta-feira, 31 de julho, para marcar um consulta. Ela ainda não tinha utilizado a unidade para se consultar depois da chegada dos médicos cubanos e, por isso, não tinha certeza de como seria a marcação de sua consulta. 

Enquanto a equipe do Diário Oficial da Prefeitura permanecia na unidade realizando a matéria, Dilva retornou com um grande sorriso no rosto e contou que tinha conseguido marcar a consulta para o mesmo dia, às 13h da tarde.

Leonardo Oliveira da Silva também deu o seu parecer sobre o atendimento na unidade de Lumiar. Pai de duas filhas pequenas, ele utiliza bastante os serviços da USF. Para ele, a vinda dos médicos cubanos ajudou muito: “Em relação aos médicos e à marcação de consultas está muito bom. Antes, demorava cerca de três meses para conseguirmos uma consulta; agora leva menos de dois dias”. 

Neli de Jesus define em poucas palavras a realidade do atendimento de saúde hoje em Lumiar: “Agora temos tranquilidade. Acabou o tumulto das filas”. 
 
O médico cubano Yudsenier Martinez está satisfeito de trabalhar na USF de Lumiar. Segundo ele, o local é tranquilo e está tendo uma boa aceitação dos pacientes. Juntamente com sua esposa, a médica Dianelis Peguero, eles atendem, em média, 50 pacientes diariamente, contando com os casos de emergência que surgem. 

Além das consultas, Yudsenier faz caminhadas com os idosos todas as quintas-feiras de manhã. “Atendemos de tudo na unidade: crianças, grávidas com o pré-natal, paciente com hipertensão, diabetes, de tudo”, afirma. 

A Unidade de Saúde da Família de Lumiar atende toda a comunidade do 5º distrito (que compreende a região de Santiago a São Romão), funciona todos os dias, das 8h às 17h, e fica na Rua Guilhermina Eugênio Spitz s/nº, no centro de Lumiar. 

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Barato Cultural
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates