Ultimas

6 de agosto de 2014

Revista Pacheco: Escritor friburguense comporá Comissão Julgadora Escolar da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro



A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, que desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. 

A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país; em anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

As escolas participantes devem compor uma comissão julgadora para selecionar um texto, trabalhado no tema  “O lugar onde vivo”, que precisa ser enviado digitalizado ao concurso e a Comissão Julgadora Municipal até o dia 15 de agosto. Os inscritos da rede municipal concorrerão na categoria Poema.

Vinte textos serão selecionados na etapa nacional, que ocorrerá em dezembro, bem como os professores inscritos, alunos e suas escolas serão premiados. O professor e o aluno receberão uma medalha, um notebook e uma impressora. E a escola premiada receberá dez computadores, uma impressora, um projetor multimídia, um telão para projeção e livros.

A origem
 
O programa foi criado em 2002 com o objetivo de contribuir para a melhoria da escrita de estudantes de escolas públicas brasileiras. Voltado inicialmente para alunos de 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental, o tema “O lugar onde vivo” era trabalhado em três gêneros textuais: Reportagem, texto de Opinião e Poesia.

O programa continuou sendo realizado em duas vertentes: o concurso, nos anos pares, e as ações de formação presenciais e a distância, nos anos ímpares. Em 2004, o gênero Reportagem foi substituído por Memórias Literárias e, em 2005, foram criadas a Revista Na Ponta do Lápis, distribuída a todos os professores participantes, e a Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro.

Em sua 4ª edição, espera-se contar com a participação de milhares de professores e alunos de escolas públicas em todo o país.

Escritor friburguense comporá Comissão Julgadora Escolar

Como parte das ações da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, o escritor George dos Santos Pacheco comporá a Comissão Julgadora Escolar da Escola do Vale de Luz, fundamentada na Pedagogia Waldorf. A instituição é uma iniciativa de caráter comunitário e público, em turno integral, que promove o autodesenvolvimento de adultos, a partir da co-autoria da gestão escolar e da tarefa de educar, oferecendo a crianças e jovens a possibilidade do desenvolvimento do pensar, do sentir e do querer, para que estes possam tornar-se adultos com capacidades para atuar socialmente de forma justa, autônoma e fraterna.



"A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma excelente iniciativa do poder público e privado,  com resultados significativos no fomento à produção literária, na formação de professores e no resgate da cultura local, ao tratar o tema "O lugar onde vivo". É um orgulho fazer parte desse projeto", afirma Pacheco.

 
A Pedagogia Waldorf é um dos desenvolvimentos das teorias de Rudolf Steiner, além da medicina antropofísica e a agricultura biodinâmica. Para atingir a formação do ser humano, a pedagogia atua no desenvolvimento físico, anímico e espiritual do aluno, incentivando o querer (agir) por meio da atividade corpórea das crianças em quase todas as aulas. O sentir é estimulado na constante abordagem artística e nas atividades artesanais específicas para cada idade.

Hoje a Escola atende a cerca de 130 crianças, de 3 a 11 anos, em turno integral, das 7h30 às 16h30, funcionando em um belo casarão no bairro de Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo. A Escola conta com duas classes de Educação Infantil (1º ao 3º período) e cinco classes de Ensino Fundamental (do 1° ao 5° ano). Além destas classes, a Escola também possui uma classe de Pedagogia Curativa, destinada a crianças com necessidades sócio-educacionais especiais.

 

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Barato Cultural
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates