Ultimas

19 de outubro de 2015

Euterpe traz maestro Tacuchian para falar do legado de Heitor Villa-Lobos

No próximo sábado 24, a partir das 18 h e 30, no Pontinho de Leitura anexo à sua sede, a banda Euterpe Friburguense apresentará a palestra: ´Grandes compositores brasileiros: o legado de Villa- Lobos, 50 anos após sua morte'. O tema será apresentado pelo compositor e maestro Ricardo Tachuchian, membro da Academia Brasileira de Música (ABM) e, atualmente, uma das maiores autoridades em música no Brasil.

O evento faz parte de um ciclo de palestras que a Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense estará realizando em seu Pontinho de Leitura, instalado a partir de um edital de apoio da Secretaria de estado de Cultura, com objetivo de complementar as atividades da Escola de Música Maestro Samuel Antonio dos Santos, que oferece aulas de teoria e pratica musical na própria banda.

A palestra ainda integra o Ano Villa-Lobos em Nova Friburgo, uma vez que se comemorou em 29 de janeiro passado, o centenário da estréia do compositor e maestro Heitor Villa-Lobos no Theatro Dona Eugênia, que existia na cidade à época.

Palestrante é Doutor em música pela Universidade da California


Doutor em música pela University of Southern California, com suas composições executadas na Europa e na América Latina, além de publicações de artigos e contribuições acadêmicas, o maestro Tacuchian ministra palestras no Brasil e exterior. Graduado em Piano (1961) e em Composição e Regência (1965) pela UFRJ, onde concluiu os cursos de pós-graduação também em composição e regência. Contabiliza mais de 2000 mil apresentações de sua obra ao vivo, em quase todo o território nacional e em cerca de 120 cidades estrangeiras de 30 países.

A palestra tem entrada franca e faz parte de um ciclo que será realizado pelo Pontinho de Leitura, envolvendo outros temas posteriormente, sempre com o objetivo de disseminar informações ao público constituído de estudantes de música e demais interessados pelo tema.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Barato Cultural
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates